Publicado em

Guia de Seleção de Eixo da Rodas – Como escolher o tipo de eixo da roda correto p/ rodízio de móveis ou linha industrial

Definição: Eixo da roda – tipo do eixo da roda do rodízio (miolo da roda)….

As rodas podem ser fornecidas com 5 tipos de rodagens do eixo, que exercem grande influência na sua performance. São elas,
(1) furo passante ou (2)bucha de nylon, (Linha Leve)
(3) bucha de bronze(ou aço), (Linha Leve Reforçada)
(4) rolamento de roletes e (Linha Médio Reforçada)
(5) rolamento de esferas. (Linha Pesada Reforçada)

1 e 2 – Furo passante ou bucha de nylon- Para trabalhos com cargas leves e pouca movimentação, as rodas com furo passante ou bucha de nylon são as mais adequadas e proporcionam ótima relação de custo benefício.

3 – Bucha de bronze(ou aço) – As com buchas de bronze devem ser utilizadas em condições de muita umidade ou temperaturas extremas.

4 – Os rolamentos de roletes são indicados para cargas leves e médias, facilitam o manuseio dos equipamentos com tração manual e o seu custo é baixo.

5 – Rolamento de esferas – Já os rolamentos de esferas proporcionam maior facilidade para movimentação em todas as faixas de cargas, maior resistência e durabilidade. Devem sempre ser utilizados nas rodas dos equipamentos sujeitos a usos mais severos, com tração mecânica e velocidades mais elevadas. São fornecidos com uma blindagem com graxeira para lubrificação, ou duas blindagens com lubrificação permanente.

fonte: https://www.schioppa.com.br/noticias/detalhes/393/guia-de-sele-o-de-rodas

Publicado em

O que são rodas chamadas de Gel ou Silicone – linha moveleira

* “GEL ou SILICONE” – Rodas de gel não existem, elas são denominadas com esse nome, mas rodas de “gel” na realidade são rodas em BP(PVC) ou PU(Poliuretano) em sua forma transparente. Seu núcleo é injetado em acrílico por ser um material resistente, transparente e incolor, e na parte externa da roda tem o revestimento em BP ou PU transparente, por serem materiais mais macio que evitam riscos e ruídos em determinados tipos de pisos.

* “PVC ou BP” – Composto Termoplástico com PVC. Dureza: 80 Shore A. (-10oC a +50oC)
Produzidas com revestimento em composto termoplástico com PVC e núcleo em polipropileno copolímero recicláveis. Proporcionam rodagem macia e silenciosa, ótima proteção ao piso, excelente resistência química, boa resistência ao desgaste e aos impactos, resultando em ótima relação custo benefício. A velocidade de trabalho indicada é até 4km/h.

* “UP ou PU” – Poliuretano Termoplástico. Dureza: 90 Shore A. (-20oC a +70oC)
Produzidas com revestimento em poliuretano termoplástico elastollan e núcleo em polipropileno copolímero recicláveis. Ideais para quem procura excelente capacidade de carga alinhada a uma ótima proteção do piso com baixo ruído no deslocamento, proporcionam excelente resistência a abrasão e impactos. Resistentes a graxas, óleos minerais e alguns ácidos. A velocidade de trabalho indicada é até 4 km/h.

* “GEL” – Poliuretano Termoplástico Transparente. Dureza: 90 Shore A. (-20oC a +70oC)
Injetadas com revestimento em poliuretano termoplástico e núcleo em acrílico com várias combinações de cores. Ideal para móveis, rodam com muita facilidade requerendo pouco esforço para movimentação, não deformam sob carga estática e possuem ótima relação custo benefício. Apresentam boa resistência química e a impactos moderados. Produzida com material reciclável.